O chimarrão é uma bebida feita com erva-mate, tradicional no sul Brasil, assim, podendo ser encontrado em várias casas brasileiras, especialmente no Rio Grande do Sul. Não é raro ver as pessoas tomando um mate no fim da tarde ou a qualquer hora do dia, em casa ou em lugares públicos.

A bebida vai bem no friozinho do Sul, ajudando a aquecer o corpo assim como também aproximar as pessoas. Nada como uma boa roda de chimarrão e conversa animada.

E além disso, a erva-mate tem muitas propriedades que são benéficas à saúde, o que é mais um motivo para se jogar na cuia.

Sendo assim, se você quer experimentar um autêntico chimarrão e aderir a esta bebida tão cativante, separamos dicas de como fazer um bom chimarrão. Portanto, confira.

Como fazer chimarrão

1. Como fazer o chimarrão tradicional gaúcho

A fim de preparar o autêntico chimarrão, é preciso alguns utensílios, além da erva-mate, claro. Dessa forma, é preciso ter cuia, bomba de chimarrão e garrafa térmica.

A cuia é o local onde é colocada a erva-mate, é o “copo” do chimarrão. Sendo assim, ela é feita da casca seca de uma fruta chamada porongo. É muito dura e bastante durável.

Já a bomba é por conde se toma o mate. Desse modo, ela filtra o mate, permitindo a passagem do liquido e retendo a erva.

A bomba é um canudo metálico com uma das pontas fechada e achatada em formato circular, como uma moeda. Nesta moeda estão pequenos furos, que deixam passar o líquido, mas seguram a erva. Ela geralmente e feita de aço inox, mas existem modelos feitos está de ouro.

A garrafa térmica pode ser alguma comum que se usa no dia a dia. No entanto, apenas tenha o cuidado de separar uma garrafa apenas pra água quente. Já que se usar a outra finalidade, como armazenar café, o gosto pode passar a água e ao chimarrão.

Adquira já tudo o que você precisa para fazer o seu mate!

Conheça o passo a passo:

1. Preencher 2/3 da cuia de erva-mate

2. Tape a cuia usando um prato ou as mãos e incline pra que a erva fique toda de um lado só, e abrindo um espaço do outro lado da cuia.

3. Na parte sem erva, coloque água morna. A água morna irá iniciar o chimarrão, agregando a erva. Colocando água morna você não queima a erva-mate e não deixa seu mate amargo. Nas demais cuias a água correta precisa ter cerca de 64ºC, sem deixá-la ferver.

4. Tape a boca da bomba usando seu dedo polegar e coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à sua parede e acomode a bomba no fundo a cuia. É importante colocar a bomba próxima a lateral na porção a fim de evitar que a erva entupa a bomba.

5. Logo após a colocação correta da bomba, ela não deve ser movimentada.

6. Se preferir use um filtro na bomba. O filtro impede o entupimento da bomba, desta forma você se concentra unicamente em apreciar o sabor da erva-mate.

O chimarrão também tem algumas variações, que podem agradar tanto a quanto a receita tradicional. Conheça

2. Chimarrão com leite

O chimarrão com leite também é muito apreciado e é bastante saboroso. A fim de experimentar esta variação, é só montar a cuia da forma tradicional e substituir a água pelo leite. E pode ser leite quente ou frio, dependendo que você prefere

3. Mate doce

A erva mate tem um sabor característico, um pouco amargo. E algumas pessoas gostam dessa variação, pois dá uma quebrada no amarguinho.

A fim de fazer o mate doce, é só misturar uma colher de açúcar na cuia do chimarrão, junto da erva-mate e degustar com água quente da forma tradicional.

4. Chimarrão do Prego

O Chimarrão do prego está incluído no formato tradicional do chimarrão. Conhecido também como Mate do Prego, a forma de preparo é a mesma que a relacionada no item 1. Contudo, adicione um prego grande como decoração.

Quando alguém perguntar para que serve o prego, a resposta é certa: “Mexa no prego, porém não mexa na bomba!”

5. Tereré

O tereré é o nome como é conhecido o chimarrão gelado, muito consumido no Paraguai, Argentina, além de ser apreciado também no Brasil.

O tereré tradicional pode ser servido em copo ou em recipiente feitos com chifre de boi. Assim, a bebida gelada é muito refrescante, ótima para ser consumida ao longo do dia.

Ele é feito usando a erva-mate de tereré e usa a bomba em seu consumo, mas as folhas da erva são mais grossas, e não há entupimentos. Desse modo, é preparado da mesma forma que o chimarrão, apenas usando água fria ou gelada.

6. Chimarrão com outras ervas

Pode-se ainda misturar outras ervas e chás ao prepara do mate, assim, dando uma variação no sabor e aproveitar as propriedades terapêuticas tanto da erva-mate quanto do chá. Alguns dos chás usados são a hortelã, a camomila, a erva-cidreira, capim-limão, funcho, entre muitas outras possíveis, por exemplo.

7. Chimarrão alcoólico

O chimarrão alcoólico pode ser feito usando a tradicional cachaça. A cachaça é por vezes usada a fim de iniciar o mate, selando a erva. Mas se quiser continuar usando a cachaça, é só misturá-la na água.

8. Chimarrão com gengibre

Essa variação por vezes é usada por quem quer perder peso, já que a erva-mate tem propriedades diuréticas e digestivas e o gengibre compartilha destas propriedades. A fim de não entupir a bomba, é indicado colocar o gengibre na água do mate.

9. Chimarrão aromático (mate doce de leite)

Essa variação é uma receita muito diferente que deixa a bebida doce e aromática. É só derreter uma xícara de açúcar em uma chaleira média, misturar 500 ml de leite, 2 folhas de hortelã, 1 pitada de canela em pó, 2 cravos da índia, capim cidreira a gosto e raspas de limão. Deixe ferver.

Arrume a cuia do chimarrão com a erva-mate e use a mistura no lugar da água.

Veja aqui outras receitas de Mate Doce!

10. Chimarrão com coco (Chimacoco)

Por fim, um falso chimarrão muito saboroso. A erva-mate é substituída pelo coco, compondo uma bebida muito gostosa.

Monta-se a cuia da mesma forma que o tradicional, no entanto, usa-se o coco ralado ao invés de erva-mate. Insere-se a cuia no coco e despeja leite quentinho. Uma delícia diferente.

Se você quer mais dicas sobre e informações interessantes, continue em nosso site. E siga-nos nas redes sociais a fim de estar sempre conectado coma s nossas novidades.

Veja também: Receitas que usam erva-mate.

Open chat
1
Olá!
Gostaríamos de lhe ajudar. Vamos conversar?
Powered by