Como preparar mate invertido em 5 passos
5 (100%) 1 vote

Uma das coisas que nos traz mais felicidade é passar um tempo com nossos amigos, e nada melhor que um bom chimarrão para deixar essa convivência ainda mais prazerosa. Conhecendo como se faz a preparação do mate invertido você pode surpreender e agradar ainda mais os seus convidados.

 

Conhecendo o chimarrão invertido

O nome se dá por que a bomba fica no lado contrário ao espaço da erva reservado a se servir o mate. Ou seja a bomba fica de um lado da cuia, e na outra extremidade fica a água para se servir o mate. Deixando o chimarrão visualmente muito mais agradável para ser servido, e o preparo torna esse mate muito saboroso.

 

É simples e rápido de se preparar o mate invertido?

Seguindo os passos corretamente em pouquíssimo tempo se pode preparar um mate invertido. Bom de se tomar e podendo facilmente controlar o tamanho do mate de forma muito prática e simples.

 

Quais são os passos para a preparação de um mate invertido?

Com poucos passos se pode preparar um delicioso chimarrão pra ser servido. É importante seguir corretamente os passos para deixar seu chimarrão melhor apresentável.

 

1 – Primeiro passo – um bom mate desde a primeira cuia

Com a cuia limpa e seca, pegamos uma colher bem cheia de erva, e colocamos no fundo da cuia, isso vai fazer com que o sabor do chimarrão fique já na primeira cuia.

 

2 – A água para o mate

Já com uma colher de erva no fundo da cuia, colocamos água quente, em torno de 73 ºC, dentro da cuia. A quantidade de água que vamos colocar nessa etapa vai definir a quantidade de água que vai ter depois quando as pessoas se servirem.

Para quem está fazendo pela primeira vez, pode colocar água até o pescoço da cuia, ficando assim uma boa medida de água para ser servido.

3 – Atenção nesse momento

Muito importante, muitos acabam errando na hora de fazer um chimarrão invertido é o fato de que a bomba já deve ser colocada na cuia nesta etapa, pois caso não seja colocado, depois não se consegue deixar a bomba do lado contrário à onde a água é servida.

 

4 – Como colocar a erva

Com o pacote de erva mate bem aberto, sobre a água despeje a erva mate até cobrir toda a água e ficar um pouco acima das bordas da cuia. Com uma espátula ou cabo de uma colher, caso não se tenha uma espátula de chimarrão, se comprime com cuidado a erva para que ela fique bem firme dentro da cuia.

 

5 – Como servir o mate

Usando a mesma espátula, colher ou faca que você usou para comprimir a erva do mate, vamos fazer uma abertura na parte superior para se colocar a água para o mate. Do lado contrário a bomba, vamos criando uma abertura, e faremos no centro dela um buraco para encontrar a água do mate.

 

O mate invertido pronto em 5 passos

Seu mate invertido está terminado, caso queira uma melhor aparência, pode-se peneirar a erva sobre a cuia, para que fique uma aparência mais lisa. Lembrando que no chimarrão invertido, não pode mexer na bomba após inserida. Assim, além de um saboroso mate, seus convidados desfrutarão, também do seu cuidado com o preparo da rodada.