O Chimarrão é um chá que é feita com erva-mate e é muito popular em países da América do Sul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e claro, no sul do Brasil. Se finalmente, você for experimentar essa bebida existem regras a fim de evitar que você gere algum momento embaraçoso. Portanto, veja logo abaixo quais são os Mandamentos do Chimarrão.

Mandamentos do chimarrão

Conheça os Mandamentos do chimarrão!

Não tente colocar açúcar no Chimarrão

Esse chá é para ser ingerido amargo mesmo. Todos tomam essa bebida sem adocicar. No entanto, se realmente tomar o mate sem açúcar se tornar um desafio você pode acrescentar ervas exóticas, chá, cana, frutas, etc., mas nunca açúcar.

Tome seu Chimarrão quente

O chimarrão não deve ser bebido quando morno, a temperatura da água é muito quente, entretanto, suportável pela maioria dos seres humanos. A bebida morna pode até ser encontrada no Paraguai… No Brasil é sempre quente!

Siga a ordem

O chimarrão é servido em uma sequência e por costume não deve ser interrompida. A cuia que carrega a bebida é transmitida de mão em mão e cada um deve aguardar pela sua vez para fazer o consumo.

Se achar anti-higiênico não entre na roda…

A ingestão da erva na cuia é um ato de confraternização. Portanto, a cuia passa de boca em boca. Se você não se sentir a vontade com este fato, é melhor optar por outra bebida do que dizer algo inadequado para o momento.

O primeiro mate é sempre mais amargo

Se você pensar em ser o primeiro a ingerir a bebida principalmente, pela questão da higiene, saiba que o primeiro chimarrão é o mais amargo. Aquele que degustar primeiro estará fazendo um favor aos demais.

Tome tudo

Diferente do que se pode pensar não se trata de experimentar um pouco, é necessário ingerir todo o chá, e então somente depois passar a diante. Assim como dito, tudo se resume a camaradagem.

A bomba pode “roncar”

Deixando a cuia vazia no final a bomba faz um barulho que lembra um ronco. Isto é perfeitamente normal, tomar chimarrão não é um momento silencioso.

Se a bomba entupir não mexa!

As ervas ou o modo como a bebida foi preparada ocasional entupiram a bomba. Por mais instintivo que pareça tentar desentupir, não faça isso. Você até tem o direito de reclamar, mas de empenhar-se em desobstruir, não!

Esqueça se ouviu falar que dá câncer de garganta

Novamente, tomar o chimarrão é momento de confraternização e se você não concorda com as regras dessa situação, é só pedir outra bebida. No instante que você decidir saborear o seu chá, apenas tome. Fazer qualquer depreciação é inoportuno.

Não durma com a cuia na mão

Tomar chimarrão com companhia é para se distrair, jogar conversa fora, rir e assim por diante. Desse modo, não demore a beber seu chá de ervas-mate e muito menos faça isso a ponto de cochilar com a cuia na mão.

Beber rápido interagindo com quem estiver presente é o mais certo. Assim como já mencionado acima, é uma forma de “celebrar” o bom convívio com os companheiros que bebem com você também.

Além disso, veja também como conservar a cuia após a utilização!

Open chat
1
Olá!
Gostaríamos de lhe ajudar. Vamos conversar?
Powered by