Posso Reaproveitar a Erva Mate Vários Dias?
4.8 (96%) 5 vote[s]

Quantos Dias Posso Usar a Mesma Erva Mate no Chimarrão?

Reaproveitar a Erva Mate essa é uma dúvida frequente e uma excelente dica para quem está iniciando no consumo desta tradicional e saborosa bebida. Veja agora a melhor forma de aproveitar o sabor da erva-mate no seu chimarrão diário.

 

Posso Reaproveitar a Erva Mate?

Posso Reaproveitar a Erva Mate Vários Dias

Erva Mate Chimarrão

Independente do tipo de erva-mate utilizada para preparar o seu chimarrão, se mais grossa, mais fina, alguns preferem adoçada (já de fábrica), outros preferem da maneira tradicional, naturalmente amarga, é fundamental que o cuidado com a erva seja extremo. Além do cuidado com a temperatura da água, que pode pôr a perder o seu chimarrão, você deve ter, também, o cuidado com a duração do uso da sua erva-mate. Alguns até utilizam mais de uma vez, durante o mesmo dia, a mesma erva-mate, já que em uma mateada nem sempre toda a erva será utilizada, ficando um tanto de erva sequinha na sua cuia. Pode-se separar a erva-mate molhada da seca, reutilizando esta para outro mate, porém, evitando deixar para o outro dia esse procedimento. A erva perde sabor e algumas de suas propriedades benéficas à saúde podem ser perdidas com a erva exposta durante tanto tempo ao ar.

 

Como “fazer o rodízio da erva mate”?

Outros utilizam, ainda, a mesma erva-mate, molhada mesmo, durante o dia inteiro, porém, é importante que você saiba que essa prática deixará o seu chimarrão com um sabor menos intenso, já que a erva, conforme vai sendo utilizada, e mais contato com a água, perderá um tanto do sabor amargo que a caracteriza e que conquista cada vez mais apreciadores. Isso porque, conforme a erva vai sendo utilizada, mais ela vai sendo “lavada”, ficando com um sabor menos atrativo. Assim, a prática de “rodízio” da erva-mate, eliminando a que já perdeu o sabor, passando a utilizar a que ainda está seca na cuia parece fazer mais sentido.

 

Posso Reaproveitar a Erva Mate Vários Dias?

Cuidado no Reaproveitar a Erva Mate

Não contamine a cuia

Reaproveitar a Erva Mate para vários mates durante o dia ou eliminar a que já foi usada para um melhor aproveitamento da mesma é uma questão de gosto, ficando a critério do mateador. Uma coisa é fundamental: ao fim do dia elimine toda a erva da cuia, independente de seca ou molhada. Para o mate do dia seguinte, utilize erva-mate nova. Isso porque ao contato com o ar e, principalmente, com a água, a erva adquire um sabor azedo, podendo contaminar a cuia e, em seguida, todos os chimarrões a serem tomados naquela cuia contaminada. Em dias mais quentes, esse processo pode ser acelerado. Inclusive, no sul do país, em que o consumo do chimarrão é questão de tradição, o costume é de não poupar erva-mate.

1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by