Receitas com Erva-Mate

Receitas com Erva-Mate
Há quem pense que a erva-mate sirva, somente, para fazer o bom e velho conhecido chimarrão. Ao contrário disso, ela está presente em diversas receitas. Algumas dessas receitas com erva-mate podem soar um tanto inusitadas. Mas isso porque ainda não conhecemos a sua versatilidade.

 

O consumo da erva-mate como chá

Para quem gosta das inúmeras receitas utilizando mate, uma boa opção é consumi-la em forma de chá. Se for quente, a temperatura da água pode ser inferior da preparada para o chimarrão. No caso de chá gelado, deve ser levado a geladeira até atingir a temperatura ideal de sua preferência.

 

A erva-mate no suco de frutas

A erva-mate também pode ser consumida com suco de frutas. Basta bater no liquidificador com pedaços de frutas de sua preferência. Há receitas que usam uma grande variedade de frutas, tais como limão, laranja, maracujá, pêssego, morango e até mesmo maçã. Use sua imaginação e sua preferência.

 

Receitas com erva mate na preparação de bebidas

Quem gosta de apreciar boas receitas de drinks também pode experimentar o xeque mate. A bebida preparada usando a erva-mate leva um cálice de rum, de conhaque ou uísque, o que você preferir. Faça a batida no liquidificador juntamente com o chá de mate, citado no início do texto, que pode ser quente ou frio.

 

Receita para o verão

Também podemos utilizar a erva-mate para fazer um refrescante sundae. Basta bater no liquidificador um copo de mate bem gelado e adicionar uma bola de sorvete de creme. Esta receita é ótima para os dias de intenso calor. A mistura do mate e o sorvete de creme é deliciosa. Você pode tentar algumas variações de sabor de sorvete.

 

Iogo-mate: chá de mate com iogurte

O iogo-mate pode ser considerado uma mistura diferente, mas quem aprecia o sabor do mate certamente irá gostar. Trata-se de uma mistura do chá do mate batido no liquidificador juntamente com iogurte congelado. Você pode usar vários sabores e criar receitas deliciosamente criativas.

 

Mousse de erva-mate

A versatilidade da erva-mate também nos permite fazer um delicioso mousse com ela. Para isso iremos precisar de 3 colheres de erva-mate e 250ml de água, vamos levar ao fogo até que levante fervura. Após retirar do fogo vamos coar o chá que se formou e dissolver uma gelatina sem sabor ou de limão.

Agora vamos colocar o chá já com a gelatina dissolvida no liquidificador e bater com uma caixa de leite condensado e uma caixa de creme de leite por cerca de 5 minutos. Após isso, basta colocar o mousse na tigela e levar a geladeira por cerca de 5 horas.

 

Bolo de Erva-Mate

Um bolo diferente mas delicioso e prático no preparo, você vai precisar de 4 ovos, 1 1/2 xícara de açúcar, meia xícara de leite morno,  2 xícaras de farinha de trigo, Meia xícara de óleo, 3 colheres de erva-mate peneirada,
1 colher (sopa) de fermento em pó. Bata todos os ingredientes no liquidificador (tirando a farinha e o fermento), após isso misture todos em uma forma untada e asse em forno pré aquecido por 45 minutos.

Você pode fazer a cobertura a seu gosto e modo, e aproveite os benefícios da erva-mate neste bolo delicioso.

 

Os benefícios à saúde das receitas com erva-mate

As propriedades benéficas da erva mate são objeto de estudo. Esses estudos comprovaram o seu efeito positivo nos níveis de colesterol, redução do LDL, bem como o aumento do metabolismo e principalmente os benefícios para as pessoas que tem diabetes. Portanto utilizar receitas com ela pode trazer além de sabores e experiências diferenciadas à sua família, mais saúde em sua mesa.

 

Recomendações nutricionais da erva-mate

De forma oficial ainda não há nenhum tipo de recomendação da erva-mate para a saúde, nem as melhores receitas para consumo ou mesmo qual a quantidade que garantiria seus benefícios. Porém, o estudo feito por uma universidade de Santa Catarina utilizou como base o consumo de 1 litro de chá mate tostado. Essa quantia pode ser dividida em três xícaras que podem ser tomadas dez minutos antes ou após as refeições principais para o atingimento das melhores qualidades da erva.

 

 

Open chat
1
Olá!
Gostaríamos de lhe ajudar. Vamos conversar?
Powered by